domingo, 19 de setembro de 2010

DIA "D" DE VACINAÇÃO


Ontem dia 18/09/2010 foi o dia D de vacinação aqui em Fortaleza, com a aplicação das vacinas PNEUMOCÓCICAS E MENINGOCÓCICAS para crianças menores de 2 anos, e como o Nícolas ainda não tinha recebido essas vacinas, pois só tinha nas clínicas particulares, fui levá-lo ao posto para se vacinar. Confesso que fui morrendo de medo e de dó, primeiro porque são vacinas novas e as reações não são tão conhecidas ainda e segundo porque levar duas agulhadas no mesmo dia dá uma peninha né!? Mas graças a Deus foi tudo tranquilo chorou um pouco na hora mas passou, só restava aguardar a reação, mas até agora só está com um pouco de fastio e vomitou o jantar de hoje, nada de febre, ainda bem. Ah e no local da vacina também tá vermelhinho e dolorido, mas passa em até 72 horas. Vou aguardar e vê se o fastio passa logo também. Depois eu volto pra contar mais notícias. Bjs.

SÁBADO É DIA D: FORTALEZA INTENSIFICA APLICAÇÃO DE VACINAS PNEUMOCÓCICA E MENINGOCÓCICA

Postos oferecerão, além das novas vacinas contra doenças como pneumonia e meningite, imunização contra poliomielite e hepatite B

Fortaleza fará neste sábado, 18, um “dia D” de mobilização para a intensificação da aplicação das vacinas pneumocócica e meningocócica, voltadas ao público de crianças menores de dois anos, que passaram a ser disponibilizadas na rede pública desde o último dia 8. Todos os 92 Centros de Saúde da Família (CSFs) do Município abrirão das 8 às 17 horas, disponibilizando, além das duas novas vacinas, imunização contra a poliomielite e a hepatite B, a atualização do cartão de vacinação e a suplementação de vitamina A para crianças.
As vacinas pneumocócica e meningocócica, que antes eram disponibilizadas apenas em estabelecimentos de saúde privados, chegam à rede pública de forma definitiva, passando a fazer parte da vacinação de rotina nos postos de saúde. Na fase inicial do serviço, até o final de 2010, as vacinas serão oferecidas a todas as crianças menores de dois anos – para a pneumocócica, a partir de dois meses de idade, e para a meningocócica, a partir de três meses.
No próximo ano, as vacinas passarão a ser oferecidas em seu cronograma normal. Para a pneumocócica, devem ser aplicadas três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade, com um reforço entre os 12 e 15 meses. Para a meningocócica, devem ser aplicadas duas doses: aos três e aos cinco meses de idade, com reforço também entre os 12 e 15 meses.
A mobilização deste sábado oferecerá além da primeira dose das vacinas pneumocócica e meningocócica, a segunda dose da vacina contra poliomielite, para crianças menores de cinco anos que não se vacinaram até o fim da campanha, encerrada no último dia 10, imunização contra a hepatite B, para crianças menores de um ano e para jovens de 11 a 19 anos, e a multivacinação, para crianças menores de um ano com cartão de vacinação atrasado.

A vacina pneumocócica 10-valente oferece imunização contra dez diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, causadora de doenças como pneumonia, meningite, septicemia, artrite, sinusite e otite média aguda. Já a vacina meningocócica conjugada tipo C imuniza as crianças contra a bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, responsável por causar infecções graves como a meningite e a septicemia.


SERVIÇO
Dia D de intensificação da aplicação das vacinas pneumocócica e meningocócica – Sábado, 18 de setembro, nos 92 Centros de Saúde da Família (CSFs) de Fortaleza – das 8 às 17 horas

Fonte de pesquisa: SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEU MATERIAL ESCOLAR 2018 - MUITAS NOVIDADES! #nicolasmunizhd

Vejam só o meu material escolar 2018: MOCHILA BARCELONA CADERNOS BARCELONA E PSG ESTOJO 3D FABER CASTELL CANETINHAS FABER CASTELL C...